BLEFAROPLASTIA: é a cirurgia utilizada para a correção funcional e estética das pálpebras.
Indicações:
- Excesso de pele nas pálpebras
- Bolsas de gorduras salientes
- Dificuldades na visão e/ou no fechamento dos olhos pelo mau posicionamento em consequência da flacidez da pele e excesso de gordura da região.

Como é realizada a cirurgia: os objetivos principais são a remoção do excesso de pele e gordura (bolsas) e o reposicionamento da musculatura da pálpebra. Dependendo do caso, a incisão pode ser realizada através da pele ou da conjuntiva (parte interna da pálpebra, em contato com o olho). Na grande maioria das vezes é realizada com anestesia local, durando cerca de 1 a 2 horas.

Riscos e complicações: considerada uma cirurgia de baixo risco. Equimose (olho roxo) e inchaço são comuns. Hematomas são raros. A complicação mais temida é o mau posicionamento das pálpebras, mas felizmente é extremamente raro. A grande maioria dos pacientes fica extremamente satisfeita. Pacientes com diabetes, hipertensão arterial, distúrbios de coagulação e especialmente os fumantes, têm os maiores riscos, que podem ser contornados com o tratamento pré-operatório.

Cuidados pós-operatórios: na maioria dos casos, a anestesia é local, dispensando a internação hospitalar, o paciente é liberado algumas horas após o procedimento. Deve ser mantido repouso domiciliar relativo por cerca de 48 horas após a cirurgia.

Para diminuir o edema (inchaço) e o “arroxeamento” (equimose) das pálpebras, é importante o uso de compressas geladas sobre os olhos nas primeiras 72 horas após o procedimento. Os pontos são retirados com 5 a 7 dias. Deve ser evitada a exposição solar nos primeiros 15 dias. Atividade física geralmente pode ser iniciada após 30 dias.
Benefícios: A Blefaroplastia permite corrigir os defeitos estéticos e funcionais das pálpebras, trazendo de volta o aspecto jovial desta região. É uma cirurgia de execução e recuperação muito rápida, com baixíssima incidência de complicações, podendo o paciente retornar às suas atividades normais em poucos dias. Com o envelhecimento, a flacidez palpebral e as bolsas de gordura começam a atrapalhar a visão. Nossos objetivos são melhorar a funcionalidade e o aspecto estético. O benefício é muito grande quando a cirurgia é bem indicada.