Artigos

Artigos (12)

Algumas ervas que podem ser plantadas de maneira simples e prática, que lhe trarão além do relaxamento da mente, economia e a solução para diversas males de forma natural!

Siga as minhas dicas:

Coentro

Como plantar: Prefira plantar durante a primavera. Antes de semear, lave as sementes com sabão e enxague completamente, seque-as ao ar livre. Quando estiverem secas plante-las em pleno sol, em um espaço de 3 cm de distância e uma profundidade de 1,5 cm. As sementes começam a brotar entre 7 a 10 dias, após esse período, já dá para começar a colher as folhas.

Indicação: alívio de dores nas articulações e reumatismos.

 

Salsinha

Como plantar: basta espalhar as sementes pela terra de forma uniforme e após isso cobrir um uma cama de 1 a 2 centímetros de terra por cima.

Indicação: para tratar retenção de líquidos, inchaços, pedra no rim e infecção urinária.

 

Sálvia

Como plantar: As sementes devem ser plantadas a 1cm de profundidade aproximadamente e a germinação leva cerca de duas ou três semanas para acontecer. Ela se desenvolve melhor em temperatura amena, mas é importante que receba luz solar direta por algumas horas diárias.

Indicação: Para alívio de cólicas menstruais, contra resfriados fortes, garganta inflamada e tosse.

 

Calêndula

Como plantar: Para cultivo em vaso ou jardineiras, misture parte de terra comum de jardim com uma parte de terra vegetal e duas partes de composto orgânico. Regue regularmente, pois é importante mantê-lo úmido. 

Indicação: ação adstringente, analgésica e anti-inflamatória para tratamento de queimaduras.

 

Alecrim

Como plantar: O alecrim pode ser cultivado a partir de sementes ou por estaquia. As sementes podem ser semeadas em sementeiras, pequenos vasos e outros recipientes. A germinação das sementes pode ser demorada e as plantas podem levar até três anos para se tornarem completamente desenvolvidas. As mudas de alecrim são transplantadas quando têm de 15 a 20 cm de altura.

Indicação: O alecrim serve para auxiliar na digestão dos alimentos.

 

Capim limão

Como plantar: O plantio é feito retirando-se mudas de plantas bem estabelecidas e pode ser facilmente cultivado em vasos grandes, com pelo menos 30 cm de diâmetro.

Indicação: atua como expectorante e antibacteriano para tratamento de resfriados.

 

Melissa (Erva Cidreira)

Como plantar: É uma boa planta para as áreas de sombra da varanda desde que a luminosidade seja grande. Não gosta de terra encharcada então, não abuse das regas e faça uma boa drenagem no vaso. 

Indicação: contra insônia e distúrbios do sono.

Terça, 27 Abril 2021 11:35

O autoexame masculino

Escrito por

câncer de testículo, surge, principalmente, em pessoas entre 15 e 50 anos de idade, com histórico familiar, lesões e traumas. Mas está longe de ser comum. Entre os tumores malignos que atingem o homem, cerca de 5% ocorrem nos testículos.

Um nódulo endurecido do tamanho de uma ervilha, geralmente indolor, ali ou na bolsa escrotal é o sintoma mais comum. E, embora sempre se peça para fazer avaliações com um médico de confiança, o autoexame pode ajudar a detectar a doença.

Como fazer?

• De pé, em frente ao espelho, verifique a existência de alterações em alto relevo na pele do escroto.
• Examine cada testículo com as duas mãos. Posicione-o entre os dedos indicador, médio e polegar e movimente-o. Você não deve sentir dor. Não se assuste se um dos testículos parecer ligeiramente maior que o outro — é normal.
• Procure o epidídimo — pequeno canal localizado atrás do testículo e que coleta e carrega o esperma. Isso é importante para se familiarizar com tal estrutura e não confundi-la como uma massa suspeita.

 

Terça, 27 Abril 2021 11:33

Andropausa: precisamos falar sobre isso

Escrito por

Ainda são poucos os brasileiros que sabem o que é andropausa, mas essa condição afeta diversos homens, em especial após os 40 anos.
Com nome similar à menopausa (condição do corpo feminino vastamente conhecida, especialmente entre mulheres), normalmente é feita uma comparação a essa para explicar o que é a andropausa. Embora haja similaridades, há diversas diferenças.

Terça, 27 Abril 2021 11:31

Alimente-se bem sempre!

Escrito por

Além de influenciar no peso, a alimentação saudável pode proporcionar cabelos e pele saudáveiseinclusive, uma barba bonita! Controle as refeições do dia a dia, tente comer de 3 em 3 horas e busque ajuda para que seu metabolismo seja acelerado de acordo com as suas necessidades.

 Ideal para tratar os pés de galinha (linhas ao redor dos olhos), rugas entre as sobrancelhas, na testa, no queixo e vincos no pescoço, a aplicação da toxina botulínica atua paralisando o músculo e impedindo a contração muscular, responsável pela formação da ruga. Além disso, a técnica também pode ser utilizada para impedir o surgimento de novos sinais da idade, já que apresenta alto poder preventivo, na medida em que a paralisação do músculo impede a contração da região e evita formação de novas linhas.

Terça, 27 Abril 2021 11:26

Durma bem

Escrito por

Uma noite mal dormida pode prejudicar sua aparência, além de deixar com as terríveis olheiras. O repouso é um fator muito importante para a beleza de qualquer pessoa. Diante de uma noite mal dormida, as mulheres podem recorrer à maquiagem, já os homens não têm tantas opções. Portanto, busque dormir ao menos 8 horas por noite para acordar disposto e deixar a cara de sono em casa!

Quarta, 11 Março 2020 01:08

Envelhecimento Saudável

Escrito por
  • Orientação Alimentar;
  • Suplementação Nutracêutica;
  • Programa De Exercícios Físicos;
  • Medicina Natural (Fitoterapia, Homeopatia E Acupuntura);
  • Modulação Hormonal;
  • Gerenciamento Do Stress;
  • Tratamento Dos Distúrbios Do Sono;
  • Estética Médica.

 

Quinta, 10 Agosto 2017 10:55

Articulações Têmporo-Mandibulares (ATMs)

Escrito por

Articulação Têmporo-Mandibular: é a articulação que conecta o maxilar superior e o inferior (mandíbula) entre si. É a única articulação móvel do crânio e uma das mais importantes e complexas do corpo humano.

Funções: A principal é promover a mastigação, além de auxiliar a articulação das palavras e a respiração. 

Disfunção da ATM: conjunto de alterações da movimentação correta das articulações, de causas variadas, que podem produzir os seguintes sintomas:

- Dores de cabeça tipo tensionais, enxaquecas, dores de ouvido, dor e pressão atrás dos olhos. Dores no pescoço e até nos ombros.

- Sensação de cansaço ao mastigar. Dificuldade para morder.

- “Inchaço” do lado do rosto, na região peri-articular, uni ou bilateral (hipertrofia dos músculos masseter e temporal). Geralmente dolorosa à palpação.

- Rangidos à movimentação, principalmente ao mastigar e bocejar.

- Estalos (cliques) ou sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca.

- Dor ao bocejar, ao abrir muito a boca ou ao mastigar.

- Travamento dos maxilares dificultando a abertura da boca.

- Luxação: a mandíbula sai do lugar, impedindo o fechamento da boca (urgência médica). Ocorre muitas vezes ao se bocejar.

- Mudança brusca no modo como os dentes superiores e inferiores se encaixam.

- Tontura, labirintite, zumbido, pressão nos ouvidos e sensação de audição ruim.

Causas:

É mais comum em mulheres entre 20 e 40 anos, geralmente associada a:

- Uso prolongado de aparelhos ortodônticos.

- Má postura, que afeta os músculos do pescoço e rosto.

- Estresse.

- Má alimentação.

- Insônia, ansiedade e depressão.

- Artrite ou artrose na articulação temporomandibular.

- Danos na articulação causados por traumas ou desgaste pela idade.

- Bruxismo (ranger os dentes).

- Problemas estruturais presentes no nascimento (congênitos).

- “Apertamento” dentário, por estresse e tensão muscular.

Diagnóstico: o diagnóstico da causa do problema é primordial para o sucesso do tratamento. Geralmente é clínico, feito pelo otorrinolaringologista ou pelo odontólogo. A confirmação é dada pelos exame radiológico da mandíbula, Tomografia Computadorizada e principalmente por meio da Ressonância Magnética das articulações.


Tratamento: variado, de acordo com o diagnóstico e achados dos exames.  

- Clínico: 90% dos casos. A grande maioria dos problemas da ATM é resolvida sem cirurgia, com medicamento, psicoterapia, fisioterapia e ortodontia. 

- Fase aguda: 

- Medicamentos: analgésicos, anti-inflamatórios, relaxantes musculares, ansiolíticos, antidepressivos, sedativos suaves. 

- Acupuntura. 

- Medidas de relaxamento e repouso articular: calor local, dieta pastosa. 

- Aplicação de toxina botulínica: dor intensa, principalmente nos casos de bruxismo e “apertamento” dentário. Diminui drasticamente a dor e o processo inflamatório, além de proporcionar alívio prolongado.  

- Tratamento da causa (seguimento): 

- Acupuntura. 

- Fisioterapia: calor, gelo, imobilização, exercícios de alongamento e fortalecimento. 

- Fonoaudiologia: distúrbios da mastigação e articulação vocal. 

- Ortodontia – aparelhos fixos e móveis, placa oclusal de relaxamento. 

- Aplicação de toxina botulínica: casos de bruxismo e “apertamento” dentário que não melhoram com tratamento ortodôntico. Diminui drasticamente a dor e o processo inflamatório, proporcionando alívio prolongado. 

- Psicoterapia e terapia do comportamento. 

- Cirurgico: basicamente busca corrigir as alterações anatômicas irreversíveis ou insucesso nos tratamentos clínicos da ATM. Essas alterações podem ocorrer em virtude de traumas, doenças reumatológicas, bruxismo, má-oclusão, infecções, entre outras causas. 

Principais alterações passíveis de tratamento cirúrgico: 

- Travamentos e luxações repetidas da ATM. 

- Luxação do disco articular. 

- Dor severa e localizada na ATM, de difícil controle clínico. 

- Artrose e reumatismo que dificultam a abertura da boca e seu funcionamento. 

Principais intervenções: 

- Artrocentese: Irrigação para eliminar toxinas inflamatórias e injeção de medicamentos dentro da articulação.

- Artroscopia: cirurgia realizada com uma microcâmera para remoção dos tecidos inflamados da articulação e fixação do disco articular. 

- Cirurgia aberta: utilizada quando outros tratamentos não funcionam ou a pessoa tem um problema estrutural na articulação.  É realizada através de cortes na frente da orelha. A cicatriz é mínima. São realizados procedimentos no sentido de liberar os ossos que estão causando travamentos ou dores e/ou fixação do disco articular no seu local, em cima da cabeça da mandíbula para que não haja contato entre os ossos, prevenindo dor e artrose. É considerada uma cirurgia de baixo risco. A complicação mais comum são os hematomas que raramente necessitam drenagem. A complicação mais temida é paralisia do nervo da mímica da face, que é extremamente rara.

O mês de julho foi escolhido como o mês de alerta para a prevenção do câncer de cabeça e pescoço. Os mais comuns são: de boca, língua e garganta, que podem ser facilmente diagnosticados com uma consulta e exames simples, realizados na hora pelo otorrinolaringologista, com anestesia local: exame clínico e a videoendoscopia do nariz e da garganta.

Quarta, 05 Julho 2017 16:33

Queda de Cabelos

Escrito por

Quando o cabelo que antes era saudável começa a ficar mais fino e a cair, homens e mulheres sentem-se devastados, impotentes e inseguros. O desejo de ser atraente e ter uma aparência saudável e jovial faz parte da vida do ser humano. Todos podem e devem cuidar de sua aparência para viver melhor, ampliando seu capital de beleza e sua força de atração, desde que sigam as instruções corretas. Os recursos da Medicina e da Cirurgia estão cada vez mais sofisticados, menos invasivos, seguros e mais acessíveis financeiramente, proporcionando um alto grau de satisfação a um grande grupo de pessoas, podendo devolver aos homens e mulheres o prazer de se olharem. A genética, o efeito do Sol, o passar dos anos, a dieta e o estilo de vida, o uso de químicas agressivas para os cabelos são fatores que contribuem para a queda e perda capilar, situação inevitável, a qual pode ser restaurada e/ou amenizada por meios médicos ou cirúrgicos (transplante) através de diversas técnicas.

Ciclo de crescimento do cabelo normal:

Anágena (crescimento) - Dura em média de 2 a 5 anos. Catágena (repouso) - Dura em média 6 semanas. Telógena (queda) – Dura em média 6 meses. 85-90% dos cabelos estão crescendo, enquanto 10-15% ficam inativos depois de atingirem seu potencial máximo de crescimento.

Consequências de um ciclo de crescimento do cabelo rompido:

As diferentes fases do Ciclo de Crescimento do Cabelo podem ser rompidas por alguns motivos: genética, hormônios, estresse, saúde, medicamentos e alimentação. A consequência de um Ciclo de Crescimento de Cabelo rompido é que o cabelo cai muito cedo e/ou não começa a crescer novamente no folículo. A combinação de uma fase de crescimento reduzida e uma fase de descanso prolongada leva a mais cabelos caindo e um recrescimento mais fraco. 

Causas principais de queda de cabelos:

As quedas de cabelos são divididas em dois grandes grupos:

Cicatriciais: São raras e os cabelos não retornam nunca mais. Embora possa ser amenizada e às vezes interrompida quando ainda no início do processo, o tratamento definitivo é o transplante capilar. 

 Não cicatriciais: por sorte, são as mais frequentes e os cabelos retornam ou estacionam a queda com o tratamento. Devem-se a vários fatores, e os principais são: 

- Genética: É a causa mais comum em homens e mulheres. A principal é a “Alopecia Androgenética” que na mulher começa a se manifestar no período pré e pós-menopausa. No homem se manifesta mais precocemente, em torno dos 20-25 anos de idade.

-  Hormônios: Irregularidades hormonais podem levar à quebra do ciclo do crescimento do cabelo. Menopausa, problemas da tiroide, síndrome dos ovários policísticos, pós-parto são as mais comuns.

- Estresse: Estresses agudos e crônicos podem precipitar certas condições de queda ao romper o ciclo de crescimento do cabelo. Os sinais visíveis geralmente aparecem entre 4 e 16 semanas depois do acontecimento.

Saúde: Infecções com febres muito altas, certas condições autoimunes, problemas digestivos e outras que ocorrem entre 4 e 16 semanas antes de a queda ser notada.

- Medicamentosa: Ás vezes é difícil apontar precisamente a influência nos cabelos de certos medicamentos, mas os mais comumente relacionados são: quimioterápicos, antidepressivos, certos anticoncepcionais e hormônios e medicamentos para controle do colesterol.

 - Alimentação: Deficiências nutricionais (vitaminas, minerais e proteínas) ou metabólicas, envolvendo nutrientes que são essenciais ao crescimento dos cabelos. Isso acontece nas dietas muito severas, gravidez, e após cirurgias bariátricas (“redução do estômago”). Lembrando que as fibras capilares são compostas por aproximadamente 90% de proteínas!

- Traumas físicos e químicos: Certos procedimentos estéticos e penteados podem provocar quebra dos fios ou provocar processos inflamatórios nas raízes.

Na prática, todas estas condições podem estar associadas, portanto o tratamento deve comportar toda a cadeia dos eventos desencadeantes da queda, atuando nos diferentes níveis do Ciclo de Crescimento do Cabelo, ajudando a normalizar a vida total e a funcionalidade dos folículos capilares desbalanceados. O Objetivo é estimular as células-tronco do folículo capilar e as células da derme, essenciais no processo de regeneração do cabelo, ativando os genes que induzem e intensificam as fases de crescimento (anágena) e maturação do folículo capilar, induzindo o prolongamento destas fases, retardando a fase de queda natural (telógena) e “despertando” o folículo em fase de repouso (catágena).

Diagnóstico:

CONSULTA E AVALIAÇÃO ESPECIALIZADA: O primeiro passo é uma consulta com um profissional médico pós-graduado em Tricologia (especialidade que trata do diagnóstico e tratamento dos problemas dos cabelos). Será feita uma análise clínica baseada na sua história e um exame do seu couro cabeludo, chamado “Tricoscopia”, utilizando-se um microscópio digital, com aumento potente, proporcionando uma avaliação da densidade dos fios, desde a raiz.

EXAMES LABORATORIAIS: Avaliação das condições nutricionais e hormonais envolvidas (tireoide, deficiência de proteínas, vitaminas e minerais, anemia, “stress” e outras). Juntando os dados da história clínica e familiar, análise microscópica e os exames laboratoriais, de posse do diagnóstico, passa-se então à fase do tratamento.

TRATAMENTOS:

- Clínico: Consiste em ações conjuntas para prevenir e interromper a queda, além de estimular o “despertar” dos fios em fase de repouso (catágena), atuando de maneira holística em todo o ciclo capilar:

Balanceamento nutricional, através de suplementação alimentar.

Balanceamento hormonal, tratando as irregularidades hormonais detectadas.

- Uso de xampus e loções capilares específicas, de acordo com as suas necessidades.

Intradermoterapia Capilar: estimulação direta da raiz dos cabelos com Fatores de Crescimento Epitelial e Vascular, vitaminas, proteínas específicas, dilatadores dos vasos sanguíneos e reguladores da ação indesejável dos hormônios masculinos que provocam a queda e impedem o crescimento capilar. Em casos selecionados, aplicação de PRP (PLASMA RICO EM PLAQUETAS), preparado e separado através da centrifugação do sangue da própria pessoa e injetado em pequenas doses no couro cabeludo. Este plasma preparado especialmente é rico em FATORES DE CRESCIMENTO naturais. Além de estimular o brotamento dos fios em fase de repouso (catágena), atrai e facilita a ação de células tronco no local.

- Cirúrgico: O tratamento cirúrgico é o Microtransplante Capilar, técnica desenvolvida e aperfeiçoada a partir da técnica clássica, realizado com a separação e implantação microscópica dos folículos capilares em unidades “fio a fio”, proporcionando um aspecto bastante natural, sem aquela aparência dos transplantes do passado (“cabelo de boneca”).        

PORQUE NOSSO MÉTODO É EFICAZ?  

Nosso tratamento contempla TODAS as causas possíveis, rompendo o círculo vicioso da queda, restaurando e balanceando o ciclo de crescimento do cabelo. Cada pessoa tem as suas particularidades e o tratamento deve ser individualizado de acordo com suas necessidades peculiares.